quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Nathalia Timberg

Nathália Timberg

"No dia em que eu perceber que não quero mais aprender, vou procurar o meu buraquinho rapidinho. É por isso que esqueci de cair, porque ainda quero aprender"

Ficha técnica

Nome: Nathália Timberg
Data de nascimento: 05/08/1929
local de nascimento: Rio de Janeiro/RJ
Idade: 86 anos
Signo: Leão
Último trabalho: A personagem Estela em Babilônia
Status de relacionamento: A veterana atriz é viúva do escritor Sylvan Paezzo
Curiosidade: Filha de um holandês e uma belga, a artista destacou-se no teatro universitário, em 1940, ganhou bolsa de estudos do governo da França e viveu no país por três anos. Tem no currículo mais de 65 novelas, prêmios como Molière e Mambembe, e 40 peças de teatro.

Encarte de revista TV Brasil n/n 805

Aos 85 anos, a atriz lançou o livro Nathalia Timberg - Momentos para festejar seus 60 anos de carreira.

Nathalia Timberg
Um dos mitos da arte de interpretar, Nathalia Timberg comemorou seus 60 anos de carreira em grande estilo: lançando o livro Nathalia Timberg - Momentos (Ed.M.Books), biografia escrita pelo jornalista Cacau Hygino, em que relata sua trajetória profissional. "Não sou o meu tema preferido", explica ela o fato de não ter lembranças de sua vida pessoal na obra. Aos 85 anos e se preparando para viver uma homossexual (par de Fernanda Montenegro) em Babilônia, próxima trama das 9, Nathalia arrumou tempo para falar sobre as novelas de sua vida. Confira!

Nathalia Timberg
O Direito de Nascer (1964/Rede Globo) - "Foi nessa novela que avaliei o poder avassalador da TV sobre a população. Eu fazia a freira Helena e fui canonizada no país! Era um sucesso estrondoso, eu mal podia sair às ruas. O último capítulo aconteceu em festas no Maracanãzinho (Rio), e no Ibirapuera (São Paulo). Fiquei conhecida no Brasil todo". 

 Nathalia Timberg
A Rainha Louca (1967)/Rede Globo) -  Foi a primeira superprodução televisiva da qual participei. Eu vivia a imperatriz Charlotte e Rubens de Falco era o meu marido, Maximiliano de Habsburgo. O luxo das vestimentas e a precisão histórica foram responsáveis pelo sucesso. Foi um lindo trabalho!"






Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg 

A Muralha (1968/TV Excelsior) - "Dirigida pelo meu grande amigo, Sérgio Brito, era uma novela com grandes talentos: Fernanda Montenegro, Nicette Bruno, Maouro Mendonça, Stênio Garcia, Rosamaria Murtinho... Até Silvio de Abreu trabalhava, na época era ator. Foi um prazer imenso participar."

 Nathalia Timberg, Nicette Bruno e Bete Mendes
Divinas e Maravilhosas ( 1973/RV Tupi) - "Eu, Nicette Bruno e Bete Mendes éramos as protagonistas. Foi aí que as conheci melhor. Era bem divertida e tinha ainda o talento de Procópio Ferreira e Yolanda Cardoso. Essa novela deixou saudades! Foi uma experiência fantástica".

 Nathalia Timberg e Rubens de Falco
A Sucessora (1978/Rede Globo) - "Adaptação do livro de Carolina Nabuco, com direção de Herval Rossano e Gracindo Júnior. Eu era Juliana, a antagonista da Susana Vieira, uma jovem atriz, na qual já se percebia um enorme carismas e talento. O texto era de Manoel Carlos, que eu conhecia desde o Grande Teatro Tupi. Adorei!

 Nathalia Timberg
Elas por Elas (1982/Rede Globo) - "Eu interpretava Eva, uma enfermeira. Atingiu um sucesso incrível na faixa das 19h.Guardei ótimas recordações!"
 Nathalia Timberg
TI-TI-TI (1985/Rede Globo) - "Eu fazia a Cecília, uma esquizofrênica. Foi um dos papeis mais populares da minha carreira, um dos mais difícies e prazerosos."

Beatriz Segall e Nathalia Timberg

Vale Tudo (1985/Rede Globo) - "Como todos sabem, foi um sucesso avassalador. Eu era Celina, uma rica boa praça, irmã de Odete Roitman, interpretada por Beatriz Segall. Celina era extremamente popular." 



Nathalia Timberg
Força de Um Desejo (1999/Rede Globo) -  "Eu vivia a megera Idalina, que fazia a Esther (Malu Mader) sofrer horrores. Ficava exausta tamanha a carga dramática, mas tinha um prazer imenso em interpretá-la."


Nathalia Timberg

Amor à Vida (2014/Rede Globo) - "Fiz a Bernarda, uma senhora bem moderna! Ary Fontoura era o meu par e nossos personagens abriram uma questão que é o amor na maturidade."


Nathalia Timberg e Fernanda Montenegro
Babilônia (2015/Rede Globo) - No papel de Estela , em Babilônia, casada com uma advogada rica, personagem da amiga Fernanda Montenegro.



Por Jorge Luiz Brasil



Publicado na revista Minha Novela

Edição de 7/11/2014 nº 792

Fotos: Divulgação/Agnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário